Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

 
 
 
ECODICAS
   

  ÁGUA (clique aqui)

 
  DESCARTÁVEIS (clique aqui)
 
 
 
 TELEFONE (clique aqui)
 
  VEÍCULOS (clique aqui)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
Ir e vir
O uso do transporte coletivo (trem, metrô, ônibus) reduz significativamente a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Se 700 mil pessoas deixaram os carros na garagem e trocarem pelo metrô para ir e voltar do trabalho, em um ano deixa de ser emitido CO2 equivalente à quantidade emitida para gerar energia elétrica para todas as casas do estado de São Paulo no mesmo período. 
Outra forma de chegar no trabalho é utilizar a carona solidária. A carona pode reduzir a quantidade de automóveis nas ruas e tornar-se uma das alternativas de mobilidade mais viáveis a curto prazo. Em países como Canadá, Japão e Inglaterra, a carona é comum e incentivada pelos governos, já que, além dos problemas de trânsito comuns nos centros urbanos, a produção de CO2 pelos automóveis é responsável por boa parte das emissões globais de gases tóxicos na atmosfera. A carona solidária pode ser organizada pelos próprios funcionários, com o cruzamento de informações de quem precisa e de quem pode oferecer uma carona, ou então pode-se utilizar a internet e as redes sociais para localizar grupos que oferecem o serviço. 
Agora se você quer melhorar não só o planeta mas a sua saúde física e mental, a melhor opção é pedalar. Bicicletas não utilizam combustíveis fósseis, não aumentam o efeito estufa, não emitem poluentes como monóxido de carbono, não contribuem para os altos índices de problemas respiratórios e não poluem as águas. Além disso, são ótimo exercício e evitam aborrecimentos com a procura de vagas em estacionamentos.

 
Papel: use mas não abuse
Apesar da tramitação digital de documentos e processos, dados do Ipea mostram que, apenas com papel, ainda haja desperdício anual de quatro mil folhas por servidor na esfera federal dos 3 Poderes. Se levarmos em conta que em todo o Judiciário brasileiro há cerca de 407 mil servidores e magistrados (dados do Justiça em Números 2013), o uso total por ano pode chegar a 1,6 bilhão de folhas, mais de 3 milhões de resmas, isto é, pacotes com 500 folhas, quase 150 mil árvores e aproximadamente R$ 30 milhões.
Uma forma de aproveitar melhor o papel é reutilizá-lo, como blocos de anotação e rascunho.

 
Traga a sua caneca
É muito prático ter ao alcance das mãos pilhas de copos descartáveis para beber água e tomar um cafezinho no trabalho. Basta usar e jogar no lixo em seguida. Mas toda essa comodidade, no entanto, traz sérias conseqüências para o meio ambiente. Calcula-se que, a cada ano, um servidor use pelo menos 500 copos, e, de acordo com o IBAMA, o plástico, material utilizado para a confecção desses copinhos leva de 200 a 600 anos para se decompor. Então se o tribunal onde trabalha conta com mil servidores e prestadores de serviços, o desperdício total anual chegará a 500 mil copinhos
Para minimizarmos o lixo que deixaremos de herança, podemos utilizar canecas, copos ou garrafinhas reutilizáveis.

 
Desligue o computador na hora do almoço
Muitas pessoas acham que ligar e desligar o computador consome mais energia que deixar o aparelho ligado. Não é verdade! Ao longo de um ano, se só 1% dos brasileiros desligar o computador todo dia, apenas na hora do almoço, a energia economizada evitará a emissão equivalente ao carbono absorvido por 30 mil árvores da Mata Atlântica. Se o seu horário de almoço é de 13h a 14h, então vale muito à pena não é mesmo?

 
Escove os dentes de torneira fechada
Embora este líquido seja abundante na Terra, já existe uma carência de água potável no planeta, devido ao desperdício e à utilização desmedida. Uma ótima forma de economizar água é fechar a torneira na hora de escovar os dentes. Afinal, apenas alguns minutos de escovação com a torneira aberta são suficientes para gastar aproximadamente 120 litros de água. Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu! Então, não deixe torneiras pingando.

 
Cada lixo no seu lixo
Os órgãos públicos precisam fazer a coleta e o descarte seletivo do lixo comum. Colabore descartando seu lixo no recipiente adequado! Vermelho – plástico; azul – papel; verde – vidro; amarelo – metal.

 
Use corretamente o aparelho de ar-condicionado 
Utilize o condicionador de ar somente quando houver necessidade, pois o consumo de energia do aparelho é elevado. Limite sua utilização aos setores que estão funcionando e desligue o aparelho ao sair do ambiente.
Feche portas e janelas antes de ligar o condicionador de ar, assim ele funcionará com mais eficiência. Não use o ar-condicionado e o ventilador ao mesmo tempo, pois isso aumenta o gasto de energia.

 
O último a sair apaga a luz!
E não se esqueça: se for o último ao sair da sala, apague a luz.
 
 
 
Fonte: CNJ - Conselho Nacional de Justiça (https://www.cnj.jus.br/)
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

04/11/2011 13:06