Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Tabaco é foco de ação da equipe de saúde do Judiciário

 

Considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo, o cigarro é foco das ações do Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, com campanha a favor do abandono do vício. Panfletos, testes de dependência e orientações médicas fazem parte das atividades elaboradas para mostrar ao servidor do Poder Judiciário que é possível deixar o vício sem muito sofrimento e garantir qualidade de vida.

Gerente do Programa Bem Viver, Anna Preuss explica que o foco do TJMT é mostrar ao fumante os males que ele causa as pessoas que o cercam, conhecidos como fumantes passivos, e a possibilidade da mudança de hábito. Lembra que a iniciativa faz parte do eixo Saúde Física e Mental, que aproveita datas de repercussão para chamar atenção dos servidores da Justiça.

A distribuição de panfletos e testes de dependência será realizada nesta quarta-feira (29 de maio) em frente ao TJMT, no anexo administrativo Desembargador António Arruda, Fórum de Cuiabá e Várzea Grande, além do Complexo Maruanã e Juizado do Pomeri. No interior, o material será encaminhado por e-mail. “Os testes serão entregues aos fumantes para que eles consigam analisar se são ou não dependentes. Tem muita gente que fuma, mas não acreditam que são acometidos pelo vício”.

Além da distribuição do material gráfico, os servidores contarão ainda com atendimento no Ambulatório Médico, realizado pelo cardiologista Leonardo Dotta, que dedicará as tardes das terças-feiras e manhãs de quinta-feira, para mostrar aos fumantes as possibilidades de largar o cigarro. “Quem tiver interesse pode procurar o ambulatório para conhecer sobre a parte terapêutica, os medicamentos existentes para auxiliar no tratamento para deixar o tabagismo e onde encontrar esse atendimento”.

Dotta lembra que o cigarro é uma droga com mais de mil componentes químicos e nocivos a saúde, que causam dependência e provocam doenças graves como gastrite, câncer de boca, estomago, esôfago e pulmão. “Como o cigarro causa dependência química sabemos que não é fácil deixar o vício sem o devido apoio. Mas ninguém precisa deixar de fumar sozinho, temos várias possibilidades de medicamentos e terapias que oferecem bons resultados, mas é preciso ter força de vontade também”.  

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que um terço da população mundial adulta, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, é fumante. Cerca de dois terços da população fumante do mundo vive em dez países: China (30%), Índia (10%), Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha, Turquia, Indonésia e Bangladesh.

Por ano, são registradas 4,9 milhões de mortes, mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. No caso daqueles pacientes com câncer no pulmão, esse índice salta para 90% do total. OInstituto Nacional de Câncer (Inca) calcula ainda que no país, a cada ano, 200 mil brasileiros morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

O cigarro é composto por folhas de fumo que contêm mais de 4.500 complexos químicos, muitos dos quais se transformam em outras combinações. Esses complexos incluem arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. O componente do cigarro mais letal de todos os elementos é o monóxido de carbono, que é idêntico ao gás que sai do escapamento dos automóveis. Este produto toma o lugar do oxigênio, deixando o nosso corpo totalmente intoxicado

Além de causar mal a saúde do fumante, o cigarro afeta quem convive com o fumo, embora não o consuma. O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. Assim, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.

 

Narguilé – Adotado por vários jovens, o narguilé não é encarado como fumo, mas é tão prejudicial quanto o consumo de cigarros. Uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça equivalente a emitida por aproximadamente 100 cigarros ou mais. Assim como qualquer derivado de tabaco, o narguilé contém nicotina e outros 4.700 elementos tóxicos, com o agravante de ter quantidades superiores de nicotina e monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.

 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
3617-3393/3394