Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Palestras orientam sobre hábitos de saúde

Cuidados com a saúde, a importância de emagrecer para evitar doenças e o uso de chás para auxiliar na perda de peso foram temas abordados durante a primeira palestra da Terceira Gincana da Saúde. A ação é organizada pelo Programa Bem Viver para garantir qualidade de vida a quem está acima do peso. As atividades iniciaram na segunda-feira (9) e ocorrerão até 6 de dezembro.
 
A palestra de hoje foi ministrada na Escola dos Servidores pela médica Mônica Fonseca e pela farmacêutica Isanete Geraldine. A explanação teve início com abordagem da Síndrome Metabólica e as doenças que engloba, como hipertensão, diabete, colesterol alto, entre outros problemas que podem resultar em infarto, câncer e acidente vascular cerebral.
 
A médica Mônica orientou sobre como agir para prevenir e evitar a incidência dessas doenças. Lembra que a perda de peso representa ganho significativo na qualidade de vida. Para isso, é preciso adotar a mudança de hábitos e comportamento perante a comida. “O alimento deve servir para garantir a sobrevivência. E não viver para comer”.
 
Para auxiliar neste processo de emagrecimento, a farmacêutica Isanete apresentou os tipos de chás termogênicos, que oportunizam a desintoxicação e ajudam na perda de peso, por meio da aceleração do metabolismo. Cita que a pessoa que pretende emagrecer deve usar ferramentas importantes neste processo: exercícios físicos, reeducação alimentar, ingestão de chás e acompanhamento médico.
 
Na avaliação do servidor Lucidio de Melo Filho, as palestras são importantes para adquirir informações relevantes para este momento de busca pela qualidade de vida e saúde, mas precisam ser interiorizadas para surtir efeitos. “Toda informação agrega valor, mas é preciso colocar em prática. Saber e não usar, não adianta”.
 
Participando pela primeira vez da Gincana, Maria de Lourdes Duarte aposta na coletividade para ter mais cuidado com a vida e saúde. “Espero ser impulsionada pela exigência do programa, regras e pela disputa com os colegas para me sentir mais motivada. Notei que estava muito desanimada para me cuidar, até mesmo para ir ao médico. Acredito que o grupo será um apoio”.
 
Raquel Ferreira
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394