Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Academia oferece saúde e bem estar aos servidores

A academia do Tribunal de Justiça proporciona saúde aos seus servidores. O assessor de gabinete Gustavo Guedes tinha lombalgia, uma dor muito forte causada por um princípio de hérnia de disco, que o incomodou por anos a fio. Em oito meses fazendo aula de Pilates, ele conseguiu reduzir o sofrimento para quase zero. “Tive uma grande melhora, agora eu não sinto mais as fisgadas na coluna e o pilates aumentou a minha flexibilidade”, conta. O problema de saúde do Gustavo foi causado por dormir e sentar na posição errada e por não fazer aquecimento nem alongamento antes do futebol e da musculação.
Por ter uma carga horária extensa de trabalho, a terapia só foi possível graças à comodidade que a Academia do Tribunal de Justiça lhe proporciona. Além de não precisar enfrentar o trânsito, ele ainda tem o benefício das aulas serem gratuitas. Nas academias particulares, o custo do pilates é considerado alto, a mensalidade é por volta de R$ 300 para duas aulas por semana.
Margareth Sulamirti Ferreira Paes, da Vice-Presidência, é outra servidora que conseguiu bons resultados com o pilates. Ela tem escoliose, uma espécie de desvio na coluna em S, que causa dores nas costas e nas pernas. “Conquistei uma flexibilidade e um conforto maior”, conta. Já a servidora do Bem Viver, Margarida Bassil Dower, não tem nenhum problema físico, mas relata que adquiriu mais qualidade de vida após experimentar as técnicas que trabalham bastante a respiração. “Hoje eu tenho mais fôlego e mais preparo físico”, avalia.
A preparadora física Cláudia Rosana Marcondes Oliveira frisa que o objetivo da administração do Poder Judiciário ao instalar uma academia dentro do TJ não é proporcionar o que as pessoas procuram nas outras academias, aonde vão atrás de ganhar massa muscular. “A nossa prioridade é promover a saúde, porque aqui a estética é apenas uma conseqüência”, destaca.
A academia do TJ fica localizada ao lado do restaurante do Anexo Administrativo Desembargador António Arruda, possui 12 equipamentos, alguns são multifuncionais. São 180 alunos matriculados dentre servidores e seus dependentes. Ela pode ser freqüentada tanto por funcionários efetivos, contratados, terceirizados e estagiários, quanto por magistrados de todas as unidades judiciárias da Capital e de Várzea Grande.
As atividades mais procuradas são musculação e pilates, mas ela também oferece yoga e ginástica aeróbica, que engloba várias modalidades como step, jump e dança oriental com a mistura de vários ritmos. Para qualquer atividade é necessária a apresentação de atestado médico e em algumas não precisa fazer matrícula.
A popularidade do pilates é tanta que oito alunos são atendidos por horário e ainda tem uma fila de espera de 40 pessoas. “O pilates melhora a respiração, consegue diminuir o estresse, melhora o sono, tem relaxamento muscular e tem casos de redução de pressão. É um conjunto de benefícios que talvez na musculação não se consiga”, pontua Cláudia. Para mais informações sobre a academia falar com Cláudia ou Margarida no ramal (7) 3724.
Neste mês do servidor, diariamente haverá neste portal uma matéria especial destinada a esse público. Este tipo de conteúdo informativo é normalmente disponibilizado na Página do Servidor (Intranet).
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394