Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Bem Viver realiza ação de combate ao Diabetes

O Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realizará ações de conscientização sobre diabetes nesta quinta-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial de Combate à doença. Nesta data serão oferecidas orientações aos servidores do Tribunal e do Fórum da Capital, que poderão fazer o teste de glicemia e receber folhetos com explicações sobre o assunto.
 
Os atendimentos serão realizados das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h30, nos ambulatórios do Tribunal e do anexo administrativo. Para os servidores do Fórum, os serviços serão oferecidos das 13h às 15h30. De acordo com a enfermeira e integrante da equipe do Programa Bem Viver, Alessandra Medina, aqueles que quiserem realizar o teste de glicemia devem seguir algumas orientações.
 
“Para fazer o teste pela manhã é necessário estar em jejum. Aqueles que optarem por fazer o exame no período da tarde devem realizá-lo duas horas após o almoço. Seguir essas dicas é importante para que o resultado do teste seja o mais real possível”, explicou a enfermeira.
 
O médico Homero Florisbelo, do Tribunal de Justiça, afirma que o diabetes é considerado uma epidemia mundial e atinge muitos servidores do Poder Judiciário. Segundo ele, as atividades que serão realizadas na quinta-feira, assim como outras ações desenvolvidas pelo programa Bem Viver, são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre os perigos da doença e como se prevenir.
 
“Mesmo as pessoas que possuem propensão à doença podem não se tornarem diabéticas se tiverem uma alimentação correta e praticarem atividades físicas”, disse o médico. Ele também ressaltou que o ambulatório do Tribunal está à disposição dos servidores que quiserem, independente do dia e da realização de campanhas, fazer o teste de glicemia.
 
Além de ações pontuais de combate ao diabetes, o Programa Bem Viver também realiza projetos de acompanhamento dos servidores, como o Hiperdia, composto por uma equipe que orienta de perto pessoas diabéticas, hipertensas e com sobrepeso.
 
Larissa Campos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394