Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

O Dia Mundial do Câncer 2014, 4 de Fevereiro, é construído sobre o sucesso da campanha do último ano em função do ganho de visibilidade do objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: combate a estigmas e mitos sobre o câncer, sob o slogan “Desmascarando os mitos”.

O Dia Mundial do Câncer é a chance de elevarmos nossas vozes em coro pela difusão do conhecimento generalizado sobre o câncer e contra as falsas idéias em relação à doença. Em todo o mundo, mensagens são criadas para enfrentar quatro mitos sobre a doença: “Câncer? Nem quero falar sobre Isso!”, “Não dá para saber se temos ou não”, “Não dá para evitar o câncer” e “Eu não tenho direito a tratamento de câncer”. Além de alinhadas com as metas globais de auxílio da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), as mensagens podem ser trabalhadas por membros, parceiros e aqueles que apoiam de acordo com as próprias necessidades.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da UICC que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países.

No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

 

Desvendando mitos 

Câncer? Nem quero falar disso!

Todo mundo deveria falar abertamente sobre a doença. Debater sobre o câncer é desafiar idéias, atitudes e comportamentos negativos que perpetuam mitos que causam medo e estigmatizam. Falar de câncer é alertar as pessoas da necessidade de busca por detecção precoce e tratamento. Todos – governos, sociedades, empregadores e mídia – têm um papel importante a desempenhar na percepção sobre o câncer, e criar uma cultura em que pessoas são conscientizadas do acesso à prevenção e cuidado em câncer.

Não dá para saber se temos câncer ou não

O sucesso dos programas de detecção precoce pode ser medido pela redução dos malefícios da doença associada a uma redução no risco de morte. A formação de uma habilidosa força de trabalho em câncer é fundamental para o sucesso dos programas de detecção precoce.

Não dá para evitar o câncer

A implementação de políticas e programas que incentivam a prevenção frequente e direcionem as pessoas a modos de vida mais saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer. Prevenção é a maneira mais barata e sustentável de reduzir o impacto global do câncer a longo prazo. A prevenção efetiva do câncer em nível nacional começa com um plano nacional de controle do câncer (PNCC), que deve incluir evidências baseadas em políticas apropriadas para o uso de recursos, programas que reduzem o nível de exposição aos fatores de riscos para o câncer e melhorias na capacidade das pessoas adotarem estilos de vida que incentivem uma vida saudável.

Eu não tenho direito a tratamento de câncer

Câncer não é só coisa de rico.  É claro que há implicações econômicas, sociais e humanitárias que representam barreiras significativas para alcançar o desenvolvimento inclusivo e equitativo.  Por isso, o custo-benefício das intervenções deve ser planejado para garantir acesso à informação e à educação sobre câncer, assim como os programas de detecção precoce. É necessário ainda garantir acessibilidade a remédios, vacinas e tecnologias, entregues como parte do plano de controle de câncer. Medidas de proteção social, incluindo a cobertura universal de saúde, são essenciais para assegurar que todos tenham total acesso aos serviços de saúde e oportunidades para prevenir e tratar o câncer.

 Fonte: INCA (Inst. Nacional de Câncer).

 

 

Programa Bem Viver

3617-3734/ 3617-3166