Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Palestra sobre finanças atrai os servidores

Palestras sobre educação financeira e formas de aposentadoria tornaram a manhã de hoje (19 de março) diferente e enriquecedora para os servidores do Poder Judiciário. Cerca de 50 pessoas puderam aprender um pouco mais sobre economia, gestão do salário, leis que regem a aposentadoria e como se preparar para o futuro. O evento foi realizado na Escola dos Servidores a partir das 9h30.
 
“Muitas pessoas dizem que o dinheiro não traz felicidade, se isso é verdade não sei. Mas sei que a falta de dinheiro gera sofrimento e sei também que isso pode ser evitado com planejamento. A melhor programação de futuro é aquela colocada no papel e seguida, porque ninguém fica rico ou melhora de situação se não economizar. Rico é a pessoa que consegue gastar menos do que ganha!”, explica Eliana Jaqueline, uma das palestrantes.
 
Já a segunda palestrante, a servidora Ceila Mônica de Moura, apresentou a legislação em vigor que norteia as aposentadorias. “Os servidores têm o direito de se aposentar, mas qual a melhor regra? Considerando que os presentes se aposentarão até 2017, é importante conhecer as duas regras constitucionais de transição previstas nas emendas constitucionais 41/2003 e 47/2005, bem como a instrução normativa 02/SGS/2011, que disciplina e orienta os procedimentos de aposentadoria e pensão dos servidores de Primeira e Segunda Instância.
 
No Judiciário mato-grossense pelo menos 380 pessoas terão direito a aposentadoria nos próximos três anos. Uma delas é Edna Maciel, servidora do Juizado da Infância e Adolescência de Cuiabá e que aproveitou a manhã livre para participar do evento. “Eu já tinha participado de outras duas palestras ocorridas no ano passado, ambas voltadas para servidores que estão prestes a se aposentar e achei muito importante. A preocupação e o investimento nos quesitos saúde, finanças e aposentadoria dos servidores são fatores relativamente novos no Judiciário e não devem ser perdido nunca mais de vista.”
 
O evento também atraiu pessoas que nem pensam em parar de trabalhar e que se importam com o tema. É o caso da juíza Amini Haddad, que tem muito interesse em planejamento e organização de recursos. “Como julgadores, nós lidamos com questões humanas e é sempre bom conhecer de tudo um pouco, principalmente de gestão de recursos, e aprender é sempre bom, é o ciclo da vida. O assunto é importante e todos devem aproveitar para conhecer um pouco mais, afinal, todos um dia vamos nos aposentar”.
 
A palestra integra o projeto Seguir em Frente, organizado pelo Programa Bem Viver e Coordenadoria de Recursos Humanos do Poder Judiciário. Este ano, o programa será realizado nos moldes do ano anterior com três temas diferentes, sendo os outros dois saúde e novas profissões a partir da aposentadoria.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394