Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Bem Viver realiza palestra para servidores

Os servidores do Poder Judiciário aproveitaram a manhã desta quarta-feira (16) para se atualizarem sobre temas relacionados à saúde, alimentação saudável e exercícios físicos, assistindo a três palestras realizadas na Escola dos Servidores. A iniciativa integra o projeto Seguir em Frente, organizado pelo Programa Bem Viver e Coordenadoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça.
 
A primeira palestra da manhã foi ministrada pela nutricionista Marlete Giroldo. A especialista falou sobre alimentação saudável para alcançar a longevidade. “A maior dificuldade das pessoas hoje em dia é operacionalizar a dieta. Comemos por fome, mas também por distração, gula, entre outras razões. Por isso, é importante planejar a alimentação e verificar bem os rótulos dos produtos que consumimos”, explica Marlete.
 
A nutricionista aproveitou para fazer um alerta sobre a importância da educação nutricional. “Assim como ensinamos nossos filhos sobre coisas diversas, também é preciso ensiná-los a comer corretamente. Levem seus filhos ao mercado e apresentem os alimentos a eles. Muitas crianças não conhecem legumes e verduras”, adverte.
 
Aproveitando o gancho da primeira palestra, o educador físico Tom Muffato iniciou sua fala destacando a necessidade de conciliar uma boa alimentação com atividades físicas. Tom explicou ainda sobre a forma correta de se exercitar, acompanhamento profissional, como fazer exercícios em casa e o compromisso que se deve ter com o próprio corpo.
 
Helen Biancardini, servidora do Tribunal de Justiça, contou que veio assistir as palestras porque preza muito pela qualidade de vida. “Estou sempre lendo sobre saúde e bem-estar e acredito que através da informação e da disciplina é possível introduzir hábitos saudáveis e alcançar nossos objetivos”, disse.
 
‘Qualidade de vida após a aposentadoria’ foi o tema da terceira e última palestra do programa. O médico geriatra Roberto Azevedo falou sobre a necessidade de adaptar novos hábitos nesta fase da vida. “Primeiro é preciso aceitar que se está entrando num momento novo, para depois, através da ajuda de profissionais, ir introduzindo novos costumes e rotinas”, esclareceu o médico.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394