Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Caravana de saúde começa pelo Fórum da Capital

Terá início, nos dias 11 e 12 de março, das 13 às 16 horas, no Fórum da Capital, o projeto “Caravana da Saúde”, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o objetivo de levantar o perfil de saúde dos servidores do Poder Judiciário, levar orientações e tratamento, com foco em doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. O projeto é desenvolvido pelo Programa Bem Viver.
 
Os trabalhos já tiveram início no Fórum com a distribuição prévia de um questionário, que os servidores estão respondendo. Nele cada um deve citar os hábitos de vida, doenças (que já teve ou tem), peso, altura, doenças existentes na família, entre outras informações.
 
Estes questionários serão todos analisados pela equipe do Bem Viver (Eixo Saúde Física e Mental) que fará uma triagem. O objetivo deste filtro é separar os servidores com hipertensão, diabetes ou que estejam acima do peso para receberem atendimento.
 
Nos dias 11 e 12 estes servidores serão pesados, medidos (circunferência abdominal) e terão a pressão aferida. O Bem Viver está tentando uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que seja disponibilizado nestes dois dias servidores da saúde para fazer a coleta de sangue para exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol.
 
“Caso a gente não consiga firmar estar parceria vamos fazer com que todos aqueles que precisarem fazer este tipo de exame já saiam com o pedido médico para realizar o procedimento em um posto de saúde do município”, explica Allessandra Medina Ferreira, membro do Eixo Saúde Física e Mental do Programa Bem Viver.
 
A caravana que estará no Fórum de Cuiabá contará com diversos profissionais da área de saúde, como médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. Aqueles servidores que não passaram pela triagem, mas que necessitarem de alguma orientação médica, serão atendidos pela equipe.
 
“Nosso objetivo com este trabalho é buscar a qualidade de vida dos servidores, focando na prevenção. Ganha o servidor que vai trabalhar melhor, ganha a Justiça, pois o servidor sem problemas de saúde produz melhor e falta menos, e por fim ganha a sociedade”.
 
Nos dias 18, 19 e 20 a caravana continua seu trabalho no interior do Estado, visitando duas comarcas, Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá) e Campo Novo dos Parecis (396 km a noroeste).
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409