Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

 
A água é um recurso natural precioso, essencial para a nossa sobrevivência. Milhões de litros de água tratada pingam das torneiras todos os dias e não são utilizados no consumo. No Brasil o desperdício de água é muito grande em razão do mau uso deste recurso.
ECONOMIZE ÁGUA. EVITE O DESPERDÍCIO.
Lavando as mãos, escovando os dentes ou fazendo a barba - não deixe a torneira aberta, você economizará de 12 a 80 litros de água.
Torneira fechada - com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por Minuto. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia. Feche bem a torneira após o uso.
Descarga - uma descarga quando acionada, por seis segundos, consome de 6 a 10 litros de água. Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Evite pressionar a válvula sem necessidade.
Bacia sanitária - evite entupimentos e desperdício de água, não jogue lixo na bacia sanitária (papel higiênico, fio dental, cabelos, cigarro). Lugar de lixo é no lixo.
Não tome banho demorado - 5 minutos de chuveiro ligado liberam, em média, 60 litros de água; 20 minutos consomem 120 litros. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.
Antes de lavar a louça - limpe bem os restos de comida, deixando-a de molho por alguns minutos, facilitando a limpeza da sujeira. Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e use água corrente apenas para enxaguar.
Evite lavar calçada - faça a limpeza com vassoura e se necessário, utilize água em balde, preferencialmente, a água que sobrou da lavagem das roupas, do tanque ou da máquina de lavar roupas. Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.
Não lave o carro com mangueira - utilize balde e pano.
 
Jardins e Plantas – durante o verão, regue as plantas pela manhã ou à noite e durante o inverno, pela manhã, em dias alternados. Molhe sempre a base das plantas e não as folhas.
Você sabia que a média de desperdício é:
·         Torneira gotejando 46 litros/dia;
·         Escovar dentes 5 min torneira meio aberta 12 litros;
·         Lavar louça torneira meio aberta 110 litros;
·         Lavar carro com mangueira 560 l/30 min;
·         Lavar calçada com mangueira 280 litros;
·         Banho de 15 minutos chuveiro elétrico 144 litros.
 
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) cada pessoa necessita cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
No Brasil estima-se que cada pessoa consome 250 litros de água/dia.
 
ECONOMIZE ÁGUA. EVITE O DESPERDÍCIO.
_____________________________________________________________________
 
PROGRAMA BEM VIVER
65 3617-3160