Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Caravana de Saúde é aprovada por servidores do Fórum de Cuiabá

A Caravana da Saúde deu início hoje (11 de março), no Fórum de Cuiabá, a uma série de visitas e viagens que fará durante esta gestão para levantar o perfil de saúde dos servidores das comarcas. Servidores do Fórum aprovaram os cuidados que receberam dos profissionais na tarde desta quarta-feira. Por conta de um histórico de saúde bem delicado, a auxiliar judiciária Ana Maria Santos Souza, 64 anos, foi uma das funcionárias pré-selecionadas para passar pela avaliação médica.
 
Ela já teve câncer no útero, infarto e agora convive com a pressão alta há um ano. Ana Maria começou a perceber a hipertensão quando esqueceu a bolsa dela com parte do salário em um ponto de ônibus da Capital. Com um monte de conta para pagar, a perda a angustiou profundamente e a pressão dela foi às alturas.
 
Desde então ela tem vivenciado esse mal-estar rotineiramente. Nesta tarde, ela checou a pressão e o Índice de Massa Corpórea (IMC) e se mostrou uma candidata em potencial para participar do programa Hiperdia. O programa acompanha semanalmente, por alguns meses e até um ano, o grupo de servidores identificado pela Caravana como tendo uma situação mais crítica. Nos encontros do Hiperdia, essas pessoas recebem orientações de como conviver com a doença, como controlá-la e prolongar a vida com qualidade.
 
Ana Maria aprova com louvor a iniciativa da alta gestão do Poder Judiciário. “Isso é maravilhoso para nós funcionários. Adorei. Espero que se repita mais vezes. Com certeza vou seguir à risca as recomendações dos médicos, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas”, frisa.
 
A realidade de Maria Ester Gauto não é muito diferente. A pressão dela já chegou a 20 e hoje está a 12/8, porque é controlada à base de remédios. Ela também aprovou os cuidados que recebeu dos profissionais. “Saúde é tudo, é por isso que eu aprovo esse projeto. A gente não tem tempo para ir ao médico, tendo esse atendimento aqui é muito mais fácil e a gente não precisa faltar ao trabalho”, destaca.
 
Adolfo Augusto Gomes, servidor do Fórum há 30 anos, também gostou. Ele já teve problema grave na coluna, por isso foi chamado para passar por essa ‘revisão’. “A avaliação aqui é muito boa. Tendo esse atendimento no trabalho a gente trabalha mais tranquilo, sem dor, sem estresse”, observa.
 
A responsável pela Caravana, enfermeira Alessandra Medina, explica que foram selecionados servidores que poderiam ter doenças preexistentes. Eles são submetidos ao preenchimento de um questionário sobre saúde bucal e psicológica. Depois aferem a pressão e tem a altura e circunferência abdominal medidas. Eles ainda realizam exame de sangue. De posse dos resultados dos exames, a equipe médica manda uma resposta para cada servidor com o diagnóstico de como está a saúde dele hoje e os encaminhamentos necessários. Os casos mais graves são inseridos no Hiperdia para acompanhamento constante.

“Com esse trabalho ganha o servidor, com uma melhor qualidade de vida, ganha o tribunal, que reduz o índice de faltas, licenças e afastamentos, e também ganha a sociedade, que será bem atendida por servidores saudáveis e felizes”, comenta Alessandra.
 
A nutricionista Anna Christina Preuss, responsável pelo eixo Qualidade de Vida do programa Bem Viver, avalia que com essas ações de prevenção, principalmente o combate à hipertensão e diabetes, o Poder Judiciário mostra que se preocupa não só com o andamento processual, mas também com a saúde dos seus servidores.
 
As próximas comarcas a receberem a Caravana da Saúde serão Sapezal e Campo Novo dos Parecis, entre os dias 18 de 20 de março.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/ 3394/ 3409