Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer
 
O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.
 
Dados estatísticos sobre a doença
 Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o INCA estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.
 
 
A campanha de 2015 tem quatro eixos:
 
Escolhas saudáveis
Reduzir os fatores de risco sociais e ambientais para o câncer e capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis e atingir as metas da Declaração Mundial do Câncer. O compromisso é que o número de mortes por essas doenças, entre as quais está o câncer, caia 25% até 2025.
As pessoas e as comunidades precisam estar informadas de que cerca de um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos e praticar atividades físicas regularmente.
O tabagismo responde sozinho por, pelo menos, 22% de todas as mortes por câncer, e o álcool está fortemente associado ao risco aumentado de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, intestino, fígado e mama. A obesidade já afeta entre 20 a 40% dos adolescentes em todo o mundo. O excesso de peso e a obesidade estão fortemente ligados ao aumento do risco de câncer do intestino, mama, útero, pâncreas, esôfago, rins e vesícula biliar na idade adulta.
A proteção contra a radiação ultravioleta (UV) também é fundamental para a prevenção do câncer de pele. Além disso, a exposição ocupacional e exposições ambientais contribuem substancialmente para o desenvolvimento de vários tipos de câncer. A poluição do ar é um importante fator de risco ambiental para o câncer de pulmão. 
 
Detecção precoce
Nem todos os tipos de câncer apresentam sinais e sintomas no início, dificultando a detecção precoce. Mas, para muitos, incluindo os de mama, do colo do útero, colorretal, da pele, oral, e alguns tipos de câncer na infância, os benefícios de abordagens sistemáticas para a detecção precoces são conclusivos, reduzindo significativamente a mortalidade e as possíveis sequelas da doença.
Falta de informação é um obstáculo ao controle da doença e a cuidados eficazes em países de rendas baixa e média, especialmente para a detecção em fases mais precoces e mais facilmente tratáveis. Estratégias integradas para aumentar a conscientização sobre o câncer e sobre a importância de buscar atendimento quando os primeiros sintomas forem notados, juntamente com intervenções práticas e comprovadas para o diagnóstico precoce, aumentam as chances de melhorar os resultados.
 
 
Tratamento para todos
É direito de todos terem acesso a tratamento de câncer eficaz e de qualidade, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local de moradia e dificuldades econômicas. A Declaração Mundial do Câncer prevê que os sistemas de saúde serão reforçados para garantir tratamento a todas as pessoas que dele precisarem, em qualquer idade, incluindo o acesso ao diagnóstico preciso, o tratamento de qualidade (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, incluindo medicamentos e tecnologia essenciais), reabilitação e cuidados paliativos (controle da dor e apoio psicológico).
 
 
Aumentar a qualidade de vida
Compreender e responder a todo o impacto da doença no bem estar emocional, mental e físico de modo a melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores. Um dos compromissos da Declaração Mundial do Câncer é reduzir o estigma associado ao câncer e dissipar mitos e preconceitos acerca da doença. Paralelamente, devem estar assegurados o acesso ao correto diagnóstico, ao tratamento multidisciplinar de qualidade, a reabilitação e serviços de apoio e cuidados paliativos. Dessa forma, pretende-se garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas que vivem com câncer.
 
 
 
Os 10 mandamentos para evitar o câncer
 
1. Não fume;
2. Mantenha uma alimentação saudável;
3. Use e abuse de alimentos de origem vegetal, frutas, legumes e verduras;
4. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas;
5. Mexa-se! Mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos todos os dias;
6. Previna-se, vá ao médico periodicamente, faça exames preventivos;
7. Realize exame de sangue oculto nas fezes todo ano (ou pelo menos a cada dois anos). A recomendação é para mulheres e homens com 50 anos ou mais.
8. Cuidado com o sol evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, mantenha proteção adequada, como protetor solar e chapéu.
9. Realize diariamente a higiene bucal e não deixe de consultar o dentista regularmente.
10. Amamente no mínimo até os seis meses de idade.
 
 
 Mitos e verdades sobre o câncer
 
1.       O câncer é hereditário – MITO
2.       O câncer é contagioso – MITO
3.       O câncer tem cura – VERDADE
4.       O câncer pode ser prevenido – VERDADE
5.       Todo tumor é câncer – MITO
  1. Qualquer pessoa corre o risco de desenvolver câncer – VERDADE
7.       Andar muito de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares aumenta o risco de desenvolver câncer – MITO
8.       Adoçante provocam câncer – MITO
9.       É melhor ter vários nódulos que um só – MITO
10.   Câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos – VERDADE
  1. Pessoas da raça negra não correm risco de ter câncer de pele – MITO
12.   A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele – VERDADE
13.   A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço – VERDADE
14.   O uso do filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta – MITO
15.   Pintas e sinais podem virar câncer – VERDADE
16.   O tabaco causa apenas câncer de pulmão – MITO
17.   Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama – MITO
18.   Amamentar protege o peito do câncer de mama – VERDADE
19.   Se eu faço o auto-exame das mamas todos os meses não preciso fazer mamografia – MITO
20.   O câncer de próstata causa diminuição de virilidade – MITO
 
 
PROGRAMA BEM VIVER
3617-3106