Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

A História de Rosemary

 

Rosemary, a história de uma salva vida

 

 
EM EVIDÊNCIA
 
 
 
 
Cento e vinte servidores que dedicaram a sua vida inteira ao trabalho e deram uma contribuição imensurável ao Poder Judiciário irão se aposentar este ano. Uma delas é a enfermeira Rosemary Pereira Correa que dedicou 22 anos e meio à Justiça. Casada e mãe de três filhos, ela sempre dividiu o amor dedicado à família com a profissão.
 
Durante muitos anos esteve à frente do programa Qualidade de Vida, hoje chamado Bem Viver, cuidando da saúde dos servidores. Ela relembra que à época compartilhou gestão com a enfermeira e colega Sônia Pace. Entre 2000 e 2007, Rose participou de mudanças na Instituição e atuou em momentos importantes que trouxeram avanços à política de gestão de recursos humanos.
 
Como exemplo, cita o projeto Modernizar, idealizado para aperfeiçoar e inovar os setores do TJ. A ideia fez com que o programa Qualidade de Vida fosse ampliado para além dos atendimentos ambulatoriais e também fossem implantadas campanhas permanentes de prevenção de doenças ocupacionais, dentre elas Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/Dort).
 
Foi a partir daí que foram implantadas as sessões de alongamentos nos setores que se profissionalizaram e se tornaram as aulas de ginástica laboral de hoje. “Na época plantamos uma semente e é por causa dessa iniciativa que hoje temos fisioterapia, academia, caravana da saúde, ginástica laboral. Fui muito bem sucedida em todos os meus empreendimentos aqui e hoje nós temos uma estrutura que não tínhamos antes. Temos inclusive fisioterapeutas credenciados em todas as comarcas”, frisa.
 
Emocionada ao recordar tantos momentos bons que passou no trabalho, Rose deixou um agradecimento aos colegas, aos desembargadores e, em especial, ao desembargador Paulo da Cunha, presidente do TJ. “Deixo este lugar com alegria e já saudosa. As pessoas que vieram se despedir de mim neste último dia de trabalho dividiram um momento especial comigo”, ressaltou.
 
Ela relembra de momentos em que contribuiu com a Instituição, salvou vidas e em que “parece ter sido guiada pelas mãos de Deus”. Durante uma campanha de hipertensão, por exemplo, ela aferiu a pressão de um servidor e ao detectar que estava alta o levou até o ambulatório médico. Daquele dia em diante ele não voltou mais ao trabalho e foi para São Paulo, onde fez cirurgia de revascularização miocárdica, também conhecida por ponte safena. “Sempre fui muito abençoada no meu trabalho. O atendimento às pessoas sempre foi a minha prioridade”, observa.
 
Ela diz que fecha este ciclo exatamente como pensava, trabalhando até o último dia, sem tirar a licença-prêmio a que tinha direito. “Não estou cansada, nem triste, pelo contrário, me sinto cheia de vida”, pontua.
 
Aos que ficam, um conselho: “Você só vai levar daqui o que você trabalhar. Se você buscar saúde você vai aposentar saudável. Se você não tem tempo de cuidar da saúde, quando a doença bater à sua porta aí você vai parar a sua vida para cuidar da doença”.
 
Serviço: A Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugura nesta sexta-feira (15 de maio) o quadro Em Evidência. A proposta é mostrar aos servidores como trabalham e vivem os colegas que estão em outras comarcas e assim integrar esta grande equipe de cerca de cinco mil pessoas.
 
Este quadro será publicado às sextas-feiras. Participe, envie a sua história de vida.
 
Vamos juntos!
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/ 3394/ 3409