Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Servidores de Guiratinga prestigiam Caravana

O Tribunal do Júri na Comarca de Guiratinga (322 km ao sul de Cuiabá) se transformou na noite de quarta-feira (20 de maio) em um grande consultório. O espaço, normalmente ocupado por juiz, promotor de Justiça, defensor público e jurados, deu lugar para enfermeiras, médica e odontologista, que juntas compõe a “Caravana da Saúde”. Na plateia, quase 30 servidores escutavam atentos todas as explicações dos profissionais.
 
O projeto, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e desenvolvido por meio do Programa Bem Viver, tem o objetivo de levar informações sobre hipertensão, diabetes e obesidade aos servidores das comarcas do interior do Estado, além de levantar o perfil de saúde de cada um. Para isso, a equipe médica pesou todos os servidores, aferiu a pressão arterial, coletou sangue, checou a altura e conferiu a circunferência abdominal de cada um deles.
 
Todas as explicações relativas aos cuidados que os servidores devem ter com a saúde foram repassadas pela médica do Tribunal de Justiça, Mônica Fonseca. A palestra com duração de uma hora, aproximadamente, passou longe de ser monótona, pois a participação e a interação dos servidores com a médica ocorreu do começo ao fim.
 
Além do comparecimento em massa, os servidores tiraram dúvidas, receberam orientações e saíram da palestra com um gostinho de quero mais. Esta é a primeira vez que a Caravana da Saúde visita a comarca. “Nossa, eu achei a palestra maravilhosa. Aprendi muito, tirei dúvidas daquilo que é mito e do que é realidade. Para nós que moramos no interior esta iniciativa é de grande valia. Podiam vir uma vez por mês, seriam muito bem vindos”, afirma com alegria a oficial de Justiça, Lenice Inês Rasslan Câmara, 60 anos, 22 de judiciário.
 
A palestra foi ministrada na noite de quarta-feira (20 de maio) e na manhã de quinta-feira (21), a equipe de saúde voltou ao Fórum para fazer o atendimento aos servidores. Mais uma vez todos fizeram questão de comparecer. Ao todo, 28 atendimentos foram realizados, quase 100% do quadro (a exceção ficou para os que estão de férias).
 
Ninguém reclamou por acordar cedo, ficar em jejum e tirar sangue. Muito pelo contrário, o sorriso estava estampado no rosto de cada um. “Eu fiquei feliz demais. Minha pressão está ótima, a circunferência abdominal nem tanto. Eu engordei um pouco, mas já estou fazendo caminhadas na praça e vou perder estes quilinhos a mais. Achei a iniciativa do Tribunal de Justiça maravilhosa. Ficamos honrados por receber esta equipe médica aqui para nos atender e passar informações importantes”, destaca a servidora Valdina da Silva Souza Macedo, 55 anos, há 18 trabalhando na comarca. Depois que foi atendida ela fez questão de dar um abraço fraterno em todos os integrantes da Caravana da Saúde e agradecer. “Voltem sempre. Vão com Deus”.
 
Quem também passou pela triagem foi o gestor geral da Comarca, Alcir Joaquim dos Anjos, 44 anos, servidor público há 18. Ele tirou sangue, pesou, mediu a circunferência abdominal, recebeu instruções da dentista, e se saiu bem em tudo, mas quando foi aferir a pressão... Aí as coisas não foram tão bem assim. Resultado 16 por 12. Hipertensão. Foi encaminhado para a médica que avaliou e passou as orientações necessárias para que ele tome os cuidados corretos com a saúde. Depois do puxão de orelhas ele garantiu que vai se cuidar e se justificou: “Administrar uma comarca do interior não é fácil, vem o estresse e, por consequência a pressão acaba subindo, mas vou me cuidar. Gostei muito da visita da caravana, tem que voltar mais vezes”.
 
Grávida de seis meses a telefonista Naiara Silva Bicalho, 29 anos, há dois anos trabalhando no judiciário, também aproveitou a visita da caravana para assistir a palestra e passar pelo atendimento médico. “Eu achei a proposta muito boa. Aprendi muito na palestra, tirei dúvidas, principalmente sobre o diabetes e ainda fiz exame de sangue, que minha médica tinha pedido. Valeu demais”.
 
A médica Mônica Fonseca disse que considera o trabalho realizado na comarca muito positivo, em razão da grande participação dos servidores. Além de passar pelo atendimento médico e coletar sangue, todos preencheram um formulário sobre o perfil de saúde de cada um. Os formulários serão analisados pela equipe médica, que mandará o resultado do exame de sangue – com índices de colesterol, glicemia e triglicerídeos - além das orientações sobre o que cada um deve fazer com base nos laudos dos exames e no questionário respondido.
 
“Verificamos aqui um grau de hipertensão alto. Alguns já estão medicados e outros não. É preciso fazer a prevenção, principalmente com relação ao diabetes e a hipertensão, duas doenças extremamente traiçoeiras”, alerta a médica.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409