Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Orientações sobre Influenza (gripe)

 Influenza

 

 

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, ou seja, epidemia própria de uma estação; sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos.

 

Modo de transmissão

A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. A transmissão também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

Período de incubação

1 a 4 dias.

Período de transmissibilidade

O período de transmissibilidade em humanos geralmente se inicia 24 horas antes do início dos sintomas e dura até 5 a 10 dias após o surgimento dos sintomas. Em crianças esse período dura em média 10 dias e em pacientes imunossuprimidos (sistema imune com baixa atividade), por mais tempo.

Susceptibilidade e risco de complicações graves

Pessoas de todas as idades são susceptíveis a infecção pelo vírus influenza.

Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, especialmente aqueles com condições e fatores de risco para agravamento, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que dois anos e indivíduos que apresentem doença crônica especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes descompensada, síndrome de Down e imunossupressão e imunodepressão.

 

Prevenção

 

 

·         Higienizar as mãos com água e sabão, antes das refeições, antes de tocar os olhos, nariz e boca; após tossir, espirrar e ir ao banheiro.

·         Evitar tocar olhos, nariz ou boca após tocar em superfícies;

·         Proteger com lenços de preferência descartáveis ao tossir e espirrar para evitar a disseminação de aerossóis;

·         Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

·         Manter ambientes arejados.



Ambulatório Médico

3617-3160