Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES

 
A diabetes está aumentando mundialmente, é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Mais de 360 milhões de pessoas sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença. A cada 8 segundos, alguém morre em decorrência de suas complicações. Ela está entre as 10 principais causas de deficiências: dezenas de milhões de pessoas com diabetes sofrem de sérias condições, como doença cardíaca, derrame, amputação dos membros inferiores, retinopatia diabética (perda da visão ou cegueira causada pela doença diabética dos olhos) e insuficiência renal.
A doença é crônica e grave, ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz.
Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e a diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente. A diabetes de tipo 2 representa cerca de 90-95% dos casos, e esta enfermidade pode ser evitada através da redução dos principais fatores de risco: (a) excesso de peso e obesidade, o que contribui para 44% dos casos; (b) inatividade física, que contribui com 27% dos casos; e outros fatores de risco como o tabagismo, abuso de álcool, história familiar e fatores desconhecidos (33%).
Como já mencionado, o principal fator de risco para diabetes tipo 2 é a obesidade. As razões mais importantes são alimentação inadequada e sedentarismo, e os ambientes obesogênicos onde estes ocorrem.
 
 
Pessoas em toda a região estão consumindo maiores quantidades de bebidas açucaradas e alimentos hipercalóricos pobres em nutrientes, além de ser fisicamente pouco ativos.
 
A diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.