Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

COMBATE AO AEDES

 VOCÊ SABIA?

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor das doenças que mais tem preocupado a população brasileira. A mais conhecida delas é a Dengue, que possui 4 tipos de vírus. Esses sorotipos apresentam sintomas parecidos, podem desenvolver complicações e até mesmo levar à óbito. Infelizmente, todos possuem os mesmos sintomas e complicações, o que dificulta a acertividade nos diagnósticos e a criação de vacinas.

Outras doença é o Zika Vírus. Há evidências de que a infecção pode estar associada a casos mais graves, como a microcefalia congênita (quando é adquirido por gestante — afetando o feto).

A Chikungunya tem como sintomas iniciais febre alta, acima dos 39ºC, de início repentino, fortes dores nas articulações entre outros sintomas.

Os sintomas são indícios de que o nosso corpo precisa de ajuda. Ao sentir algum deles, indicado no quadro ao lado, procure imediatamente um médico. A melhor forma de se evitar essas doenças é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Dessa forma podemos evitar a proliferação desse mosquito que pode transmitir a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus.



PRINCIPAIS FORMAS DE PREVENÇÃO:

- Limpe e cubra todos os objetos que possam acumular água;

- Mantenha as garrafas de cabeça para baixo;

- Mantenha as caixas d'água tampadas;

- Adicione areia aos pratos das plantas.
 
 
TABELA DOS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
 
MTS_FOLDER DENGUE_684x388_2017-02