Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

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DEZEMBRO EM CORES

 

DEZEMBRO VERMELHO E LARANJA

O QUE SÃO ESSAS DUAS CAMPANHAS?

Dezembro chegou …com ele vieram as luzes de natal, a esperança de um novo ano que nasce e a campanha dezembro vermelho e laranja.
Apesar de recente, essa é uma campanha que vem ganhando força ano a ano. Mas, afinal você já ouviu falar de dezembro vermelho e laranja? Conhece essa campanha? Não? Então continue lendo esse artigo e descubra.

 

 

Como surgiu o dezembro vermelho e laranja?

 

O dezembro Laranja surgiu no ano de 2014. E foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A finalidade da campanha é estimular a população a se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele.
No Brasil, para se ter uma ideia, o câncer de pele é uma das doenças mais incidentes na população. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) surgem cerca de 176 mil novos casos a cada ano.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro solar não é apenas a única forma de se prevenir a doença. Dessa maneira, para quem trabalha todos os dias exposto ao sol é necessário usar também equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos escuros, chapéu de aba larga e roupas que cubram todo o corpo.
Já o dezembro Vermelho foi criado no ano de 2017 e é dedicado a prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim sendo, a campanha possui uma série de atividades focadas na prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos de pessoas que vivem com HIV.

 

 

 

Dezembro vermelho e laranja – Como fazer o engajamento de forma eficaz

 

Quando falamos sobre o dezembro Laranja, entendemos que o engajamento depende não somente do Poder Judiciário, mas também da conscientização dos colaboradores.
Desse modo, é preciso que eles saibam a importância do uso dos EPI´s bem como quais são os equipamentos necessários para quem trabalha exposto ao sol. Isso não serve somente para quem trabalha diretamente exposto pois, muitas vezes, apesar de um colaborador não trabalhar exposto ao sol ele pode ter familiares que trabalham. E ao realizar a campanha com cartazes, ele poderá repassar essas informações para sua família.
Em relação ao dezembro Vermelho o procedimento de divulgação pode se dar da mesma forma, através de cartazes,  colaborando para a saúde de todos os colaboradores.
Caso a empresa queira ir mais além, poderá trazer um profissional para realizar os exames dentro da própria empresa. E apesar de haver relutância a princípio, o profissional poderá explicar que uma pessoa com o vírus HIV hoje tem o mesmo tempo de vida que uma pessoa normal caso faça o tratamento corretamente.
Como dissemos, difundir o conhecimento dentro do judiciário é uma excelente medida para a prevenção das doenças envolvidas na campanha dezembro laranja e vermelho.

 

O fundamental é que os colaboradores entendam a importância da campanha. Que saibam, sobretudo, que a prevenção é sempre o melhor caminho para se evitar o surgimento dessas doenças que tanto mal podem causar.
Entretanto, também é preciso mostrar que hoje elas não são um bicho de sete cabeças. E mesmo que forem detectadas podem ser facilmente controladas ou até mesmo curadas, dependendo do caso.
O importante é saber usar a criatividade e procurar engajar o máximo de colaboradores possíveis. Visto que eles irão repassar a informação para seus familiares, desse modo, a empresa colaborará de forma mais ampla.
Tais campanhas apesar de recentes já estão ajudando a salvar vidas. Afinal, ao serem difundidas elas têm o poder de mostrar para a população sobre os males que a falta de prevenção pode trazer na vida das pessoas.
Se essas campanhas tivessem começado nos anos 80, quantas mortes teriam evitado? Por isso, use e abuse da criatividade pensando na saúde dos colaboradores da empresa.

Faça sua parte e proteja-se!