Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Projeto Hiperdia começa hoje no Fórum de Várzea Grande

Vinte e cinco servidores da Comarca de Várzea Grande começam nesta terça-feira (13 de Agosto) a participar de um programa institucional chamado Hiperdia, semelhante ao “Medida Certa” do Fantástico.

Sob acompanhamento e orientações de profissionais qualificados como a nutricionista Sonia Pace, o cardiologista Leonardo Dotta e a enfermeira Lara Cristina de Azevedo, servidores com sobrepeso serão estimulados a reduzir as medidas a controlar a pressão arterial elevada e a diabetes com adoção de hábitos saudáveis de vida.

Esta será a segunda turma a ser contemplada pelo programa. A primeira foi uma equipe de 27 servidores do Juizado de Infância do Pomeri, que foi o projeto piloto desenvolvido no segundo semestre do ano passado.

Por três meses, os servidores adotarão práticas esportivas, alimentação balanceada e semanalmente terão as medidas conferidas pela equipe de saúde do Tribunal de Justiça. Ao final do período, os que atingirem melhores resultados serão agraciados com o reconhecimento da equipe e dos colegas.

Os participantes foram escolhidos a dedo. Eles possuem hipertensão ou diabetes e são considerados pertencentes ao grupo de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse pessoal foi selecionado primeiramente pela Caravana da Saúde que de tempos em tempos percorre todas as comarcas do estado para fazer um check-up e traçar o perfil físico e psicológico dos servidores de cada unidade judiciária.

Os trabalhos da Caravana são desenvolvidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, fonoaudiólogas e dentistas, que para obterem o perfil de saúde recorrem à exames de sangue, pesagem, medição da circunferência abdominal e entrevista psicológica.

Além de buscar informações, a Caravana também leva orientações em atendimentos individuais e palestras sobre diversos temas referentes à saúde. O Hiperdia é uma continuidade dos trabalhos iniciados pela Caravana e os dois são iniciativas do Programa Bem Viver, eixo Qualidade de Vida, sob a responsabilidade da nutricionista Anna Christina Preuss.

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT.