Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Hiperdia quer melhorias na saúde do servidor

Reeducação alimentar, prevenção da hipertensão e do diabetes são alguns dos benefícios previstos pelo programa Hiperdia, que visita o Fórum de Várzea Grande na próxima terça-feira (20 de agosto). Pelo menos 25 servidores estão sendo acompanhados e farão medidas abdominais, pesando e recebendo orientações alimentares, físicas e psicológicas a fim de atingir um objetivo - saúde plena.

O monitoramento semanal será realizado de agosto a novembro, uma vez por semana (às terças-feiras) pelo corpo clínico multiprofissional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que envolve médicos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos. Além dos encontros semanais, haverão palestras e também oficinas com o intuito de estimular nos envolvidos a mudança radical de estilo de vida, com mais exercícios e inclusão de alimentos saudáveis na alimentação e menos cigarro, álcool e sedentarismo.

Nesta terça-feira (13 de agosto) foi feita a primeira visita do programa e lá estava dona Iolanda Marcona, servidora no Judiciário há 12 anos, e selecionada para participar do Hiperdia. Ela diz estar feliz com a iniciativa, pois é uma oportunidade de cuidar da saúde sem ter que se ausentar do local de trabalho. “A iniciativa é muito interessante e importante no sentido de trazer qualidade de vida e tratar os servidores com prioridade. Para que o trabalho seja prestado da melhor forma, o servidor tem que estar saudável. O Judiciário está realmente cuidando de seus servidores”.

A nutricionista Sônia Pace explica que o panorama de pessoas com doenças silenciosas como diabetes e hipertensão é uma realidade no Brasil inteiro e em Várzea Grande não é diferente. “Atualmente o sobrepeso e a obesidade são verdadeiras epidemias e abrem as portas para doenças crônicos degenerativas e também para doenças como colesterol e triglicérides alterados, diabetes e hipertensão”.

Todos os participantes selecionados trabalham no Fórum e foram escolhidos depois de uma análise de perfil feita pela equipe do Programa Bem Viver. Na oportunidade foram realizados exames de sangue e com o resultado foram selecionados aqueles que tiveram mais alterações.

 

Keila Maressa

Coordenadoria de Comunicação do TJMT