Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Obesidade e comportamento são temas de palestra

Os servidores inscritos na Gincana da Saúde 2013 participaram, nesta terça-feira (8), da palestra ministrada pela nutricionista Marlete Giroldo. Durante uma hora ela apresentou aos servidores os fatores que favorecem a obesidade e as mudanças de comportamento que podem levar as pessoas a controlarem o peso e terem mais qualidade de vida.
 
Segundo a nutricionista, quando se trata de manter uma alimentação saudável, uma das dificuldades é a rotina de vida das pessoas. “A correria do cotidiano leva muita gente a delegar sua alimentação ao que é mais prático. Essa praticidade, na maioria das vezes, nos leva a consumir o que é menos saudável”, disse Marlete.
 
Durante a palestra, a nutricionista também mostrou aos servidores que a obesidade está relacionada ao comportamento e como é fundamental aliar alimentação saudável à prática de atividade física.
 
É o que tem feito o servidor Lucídio de Mello Filho, que perdeu 3,6 quilos em setembro, primeiro mês da gincana. Para ele, a palavra mais importante nesse processo de reeducação alimentar é equilíbrio. “Estou aprendendo que não preciso comer de maneira exagerada. Posso comer aquilo que gosto de forma mais controlada”, disse o servidor.
 
Entre os 20 participantes da Gincana, Lucídio foi premiado por ter perdido mais peso no primeiro mês do programa, que teve início no dia 2 de setembro e será concluído no dia 6 de dezembro.
 
De acordo com a nutricionista Sônia Pace, do Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Gincana trouxe mudanças significativas para vários servidores. “É a terceira vez que realizamos a gincana. Quando converso com os participantes das edições anteriores, percebo que eles realmente modificaram diversas posturas em suas vidas”, explicou Sônia.
 
A Gincana da Saúde está em sua terceira edição e tem o objetivo de levar os servidores com alto Índice de Massa Corpórea (IMC) a modificarem seus comportamentos para perderem peso e terem uma vida mais saudável. Com o acompanhamento da equipe do Programa Bem Viver, os participantes fazem atividades físicas três vezes por semana, têm almoço orientado por uma nutricionista às quintas-feiras e palestras a cada quinze dias, sempre às terças-feiras.
 
A cada mês, o servidor que perde mais peso recebe uma premiação. Em dezembro, quando a Gincana chegar ao fim, aquele que mais tiver emagrecido, nos três meses, ganhará R$ 2 mil em dinheiro.
 
Larissa Campos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394