Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Ambulatório Médico traz conforto aos servidores

Servidora do Tribunal de Justiça há 11 anos, Anália Estefânia de Oliveira, sempre que precisa, leva sua filha Isis (3) para consultar e fazer acompanhamento com uma médica pediatra no Ambulatório Médico do TJMT. Segundo ela, o fato de ter um médico tão perto traz facilidade e praticidade para a vida do servidor e atende tanto às necessidades da mãe, quanto das crianças.
 
“É muito difícil ter de sair do serviço, pegar criança em casa, levar ao médico, devolver criança em casa e voltar para trabalhar. Tudo isto gasta um tempo que atualmente a gente não tem. Também há o risco de ter que ficar no hospital esperando para ser atendido e perder o dia de serviço. Aqui no TJ a médica está sempre pronta para atender e a fila de espera, quando tem, é pequena”.
 
Assim como Estefânia, outros servidores procuram regularmente o Ambulatório Médico ao sinal de qualquer doença ou virose. Por conta disso o local apresenta uma média de 1.100 atendimentos realizados mensalmente na central, localizada no Tribunal, e também nos Postos de Atendimentos do Anexo Administrativo Desembargador António de Arruda e no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá.
 
Ao todo cinco médicos e sete enfermeiros levam saúde aos servidores oferecendo consultas com clínico-geral, cardiologista, pediatra, geriatra e dentista. Além das consultas são oferecidos atendimentos como aferição de pressão, curativos, exames cardiológicos e administração de remédios. No TJMT o horário de atendimento é das 7h às 19h e no Fórum da Capital das 13h às 17h. Todos os atendimentos são por ordem de chegada.
 
De acordo com a enfermeira Priscilla Daleffe, o ambulatório nasceu na década de 80 e desde então tem crescido junto com o Tribunal de Justiça. “Aqui tudo é gratuito e feito com carinho. Nós estamos sempre prontos para receber aos servidores e é por isso que eles confiam no atendimento feito aqui. O nosso trabalho já faz parte da vida dos servidores que ao sinal de qualquer problema de saúde vem nos procurar”.
 
Mônica Igreja, a pediatra que atendeu a filha de Estefânia também sente a confiança dos pais que trazem seus filhos para consultar. Ela explica ainda que os tratamentos também são feitos preventivamente e alguns dos encaminhamentos também. “Nós atendemos os servidores que já estão se sentindo mal, mas acima de tudo buscamos fazer um trabalho preventivo, tratando para evitar a doença. Por exemplo, na pediatria explicamos para os pais quais as formas de manter uma criança saudável por meio de uma alimentação rica em vitaminas, quais cuidados devem ter para evitar as doenças trazidas pela estação climática. Com a criança sadia, o servidor trabalha melhor e mais satisfeito”.
 
Bem Viver – O Ambulatório Médico é subordinado à Coordenadoria de Recursos Humanos que mantém também o Programa Bem Viver, responsável por manter a qualidade de vida e de trabalho dos servidores. Este programa oferece sessões de fisioterapia, exercícios laborais para evitar dores por movimentos repetitivos, academia de ginástica, aulas de pilates, dentre outros.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394