Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Coleta Seletiva

Um eucalipto rende cerca de 25 mil folhas de papel do tipo A4, o mais utilizado em escritórios e órgãos públicas. No entanto, embora tenha um dos maiores índices de reciclagem no país – de acordo com a Associação Brasileira de Celulose Papel (Braselpa) – milhares de folhas são jogadas nos cestos de lixo diariamente, causando desperdício e prejuízos ao meio ambiente.
 
O mesmo acontece com outros materiais, como plástico, metal e vidro, por exemplo. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) instalou 10 conjuntos de lixeiras para coleta seletiva solidária nas dependências do TJ. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar servidores e jurisdicionados sobre a importância de separar os resíduos e destiná-los à reciclagem.
 
A responsável pelo Eixo Sustentabilidade do Programa Bem Viver, Priscilla Deleffe, explica que os conjuntos compostos por quatro lixeiras (vermelha, azul, verde e amarela) foram colocadas em lugares estratégicos onde há maior circulação de pessoas. Ao todo, há seis no prédio do TJ, três no Anexo Desembargador António Arruda e uma na Escola dos Servidores. “A intenção não é ter uma lixeira a cada cinco metros, mas sim que as pessoas saibam sobre a coleta”, afirma.
 
Os materiais serão recolhidos periodicamente e doados para as cooperativas de recicláveis, a fim de gerar renda, emprego e reutilização dos materiais – o que caracteriza a solidariedade da iniciativa. Antes disso, todo o conteúdo das lixeiras irá para uma bag, espécie de bolsa própria para a destinação dos resíduos.
 
De acordo com Priscilla, servidores que tiverem interesse em trazer seu material reciclável de casa também poderão participar da iniciativa. Basta trazer tudo limpo e pronto para ser separado. Além disso, ela recomenda que o lixo orgânico, como restos de comida, seja depositado nas lixeiras pretas espalhadas pelo TJ, às coloridas são para a coleta seletiva.
 
Vantagens – A reciclagem proporciona a redução da quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e os impactos ambientais durante a produção de novas matérias-primas. Além disso, visa à diminuição do consumo de energia elétrica, da poluição ambiental e geração de novos empregos.
 
O que colocar nas lixeiras
 
Azul - Envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.
 
Vermelha - Garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensílios plásticos, como canetas e escovas de dente.
 
Verde - Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens citados acima.
 
Amarela - Lata e papel limpo de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, pregos e parafusos.