Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

JUDICIÁRIO PREVINE - CARNAVAL 2015!

 

 

 O Carnaval deve aliar alegria e responsabilidade!

Aproveite as comemorações do feriado com muita cautela, nunca se esqueça que a combinação bebida alcoólica e direção automobilística é fatal.
 
Segundo dados oficiais do balanço de atividades 2014 da Polícia Rodoviária Federal, aproximadamente 35 mil infrações foram motivadas pela direção sob influência do álcool no Brasil. Em Mato Grosso foram 71 acidentes, 33 feridos e 7 mortos.
 
O álcool é a droga mais consumida no mundo inteiro, e também a que causa mais danos. Além de levar ao desenvolvimento de cirrose e alguns tipos de cânceres, o álcool aumenta o risco da prática do sexo desprotegido (sem camisinha), levando à disseminação de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, e à gravidez indesejada.
 
Como o álcool é utilizado muitas vezes como ferramenta de socialização, ele acaba integrando o cotidiano das pessoas. Mas o risco de desenvolvimento de dependência é grande. Beber com responsabilidade e moderação é a melhor maneira de evitar problemas.
 
Por lei, não existem restrições ao consumo de bebida alcoólica, exceto a venda a menores de 18 anos. Mas segundo o código brasileiro de trânsito, “dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, significa infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir”. Além disso, o condutor corre o risco de detenção de seis meses a três anos. Portanto, dirigir embriagado é coisa séria: é crime! Não coloque em risco a sua vida e as das outras pessoas.
 
O álcool exerce vários feitos no organismo, de acordo com a concentração no sangue. Veja abaixo:
 
• 0,2 a 0,3g/L: equivale a um copo de cerveja, um cálice pequeno de vinho, uma dose de bebida destilada; já começa a ocorrer um prejuízo das funções mentais, e a percepção de velocidade e de distância fica comprometida.
• 0,3 a 0,5g/L: equivale a dois copos de cerveja, um cálice grande de vinho, duas doses de bebida destilada; o indivíduo tem uma sensação de calma e relaxamento, e o grau de vigilância diminui. A visão também fica comprometida.
• 0,5 a 0,8g/L: equivale a três ou quatro copos de cerveja, três copos de vinho, três doses de bebida destilada; os reflexos ficam retardados, há dificuldade na adaptação da visão a diferentes luminosidades, tendência à agressividade e minimização dos riscos (a pessoa acha que o risco é pequeno e que pode tudo).
• 0,8 a 1,5g/L: a partir dessa taxa, a quantidade é muito grande e varia para cada indivíduo, devido às diferenças no organismo de cada um. As dificuldades na condução de automóveis aumentam, a pessoa perde a capacidade de concentração e ocorrem falhas na coordenação motora.
• 1,5 a 2,0g/L: indivíduo embriagado, com visão dupla.
• 2,0 a 5,0g/L: embriaguez profunda.
• Acima de 5,0g/L: coma alcoólico.

Por isso, siga sempre a famosa recomendação: se for dirigir, não beba; se beber, não dirija! Se sair em grupo, eleja o motorista do dia, o qual não deverá ingerir álcool. Tenham sempre opções de bebidas não alcoólicas. O álcool não é garantia de diversão e você pode ter um ótimo carnaval sem ingerir álcool em excesso. Lembrar sempre da ressaca do dia seguinte, que pode acabar com o restante do seu feriado! Divertir-se é preciso, mas com responsabilidade sempre.
 
Seja responsável com a sua vda!
 
Programa Bem Viver
65 3617-3160