Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Campanha de Vacinação Influenza

Vacina da Influenza - Gripe 
 
A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora.

Quem deve ser vacinado?

·        Crianças de 06 meses a 05 anos - todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2016, devem receber apenas uma dose em 2017.

Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

·        Gestante em qualquer idade gestacional.

·        Puérperas – período até 45 dias após o parto.

·        Trabalhador da saúde.

·        Povos Indígenas.

·        Idosos a partir dos 60 anos.

·        Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

·        População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

·        Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

·        Professores de escolas públicas e privadas

 

Manifestações clínicas e grupos de risco para influenza

 

·        O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias.

·        Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

·        A excreção viral nas secreções nasais usualmente surge 24 horas antes do início dos sintomas, dificultando a instituição de medidas profiláticas medicamentosas para a prevenção da doença.

·        A excreção viral é máxima nos primeiros três dias, após início dos sintomas, coincidindo com a piora clínica e aumento da temperatura.

·        A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum.

·        Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

 

Obs: A Equipe Bem Viver orienta as Comarcas que solicitem junto à Secretaria de Saúde do Município - (Vigilância Epidemiológica) uma parceria a fim de que se realizem esta imunização dentro das Comarcas. Para mais informações a equipe de Enfermagem TJMT estará à disposição.

 

Ambulatório Médico

3617-3160