Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO À OBESIDADE

 A obesidade é considerada uma doença crônica e multifatorial, envolve aspectos fisiológicos (hormonais/genéticos) e psicológicos (emocional/comportamental), caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e mais especificamente na região abdominal (entre as vísceras), associada com outras doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão, diabetes, câncer, e ao maior risco de desenvolver complicações pela Covid-19. Não podendo, de forma alguma, ser simplesmente relacionada à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos de enfrentar. Em 2025, a estimativa será de 700 milhões de indivíduos diagnosticados com obesidade no mundo, isto é, com Índice de Massa Corporal (IMC: Peso/Altura²) acima de 30 kg/m². E, como forma de conscientizar e alertar a população para os riscos provocados pela Obesidade, foi instituído o “Dia Mundial da Obesidade”.
 
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, a obesidade voltou a crescer entre nós após uma breve trégua. Entre 2015 e 2017, ela ao menos se manteve estável em 18.9%. A maior taxa de crescimento foi entre adultos de 25 a 34 anos (84,2%) e de 35 a 44 anos (81,1%). Hoje, no Brasil, 20,7% das mulheres têm obesidade e 18,7% dos homens. Em Cuiabá, a prevalência de obesidade é de 25% para os homens e 21% para as mulheres.
 
Em 2020, A Fundação Brasileira de Obesidade, alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 04 de março. Em apoio à data, o Instituto Obesidade Brasil realizará neste ano de 2021, no dia 06 de março, o projeto Obesidade em Pauta: “Menos estigma, mais acolhimento”. Um evento 100% on-line e gratuito para conscientização da obesidade como doença crônica e diminuição do preconceito. O evento acontecerá das 8h às 18h com uma programação especial durante todo o dia. As Inscrições podem ser feitas pelo site: www.diainternacionaldaobesidade.com.
 
A transmissão acontecerá nas redes sociais do Instituto Obesidade Brasil, no YouTube, Instagram e Facebook.
Leia AQUI o Ebook - 10 Ações Nutricionais Práticas, no tratamento e prevenção da obesidade, elaborado pelas nutricionistas do Departamento de Nutrição da ABESO.
 
*Sônia Pace, nutricionista do Programa Bem Viver e Ambulatório do TJ
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br