Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

TUBERCULOSE

 O Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, preocupado com a qualidade de vida dos servidores e magistrados, especialmente nesse período de distanciamento social, provocado pela pandemia de coronavírus, também está desenvolvendo as atividades virtualmente. Uma das ações, além das dicas nutricionais, da área da Psicologia, Fisioterapia e até de Educação Física, é lembrar sobre cuidados com a saúde.
 
E o alerta de hoje, da enfermeira Etiane Cristine Andrade, assessora responsável por assuntos de saúde, do Bem Viver, é sobre a tuberculose. Ela lembra aos servidores e magistrados que, mesmo em tempos de coronavírus, causador da Covid-19, é preciso que cada um fique atento as manifestações do corpo e da mente.
 
No caso da tuberculose, apesar da semana nacional de mobilização e luta contra a doença ter passado (de 23 a 27 de março), é importante contra a tuberculose observar o aparecimento de sintomas. Tossir por três semanas ou mais; ter febre; sudorese noturna, emagrecimento e cansaço, ou fadiga, são sinais que devem ser verificados com certa rapidez. E o melhor, de acordo com Etiane Andrade, é procurar atendimento médico em uma unidade de saúde da cidade.
 
“Não podemos deixar de olhar para as doenças já existentes que, infelizmente, continuam em alta. Mesmo sem sinais aparentes, é de extrema importância procurar a saúde para que possa ser realizada verificação, principalmente quando há sintomas”, destaca a enfermeira, acrescentando que a ainda é uma doença que acomete muito a população.
 
  
Álvaro Marinho 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3393/3394