Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO

 Nesta segunda-feira, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e o Ambulatório Médico do Tribunal de Justiça (TJMT) alerta que a doença é a principal causa de morte no mundo e no Brasil, por ser uma patologia silenciosa e além disso, é um fator de risco para o agravamento da Covid-19.
 
“Nunca a importância de se cuidar da saúde esteve tão evidente. Desde que a pandemia de Covid-19 mudou hábitos e trouxe consigo o medo do adoecimento, ter uma vida mais saudável se tornou um tema diário na vida dos brasileiros”, avalia a enfermeira responsável pela campanha, Lara Cristina Azevedo, que atua no Ambulatório Médico do TJMT, unidade subordinada à Coordenadoria de Recursos Humanos que mantém também o Programa Bem Viver, que tem a finalidade de manter a qualidade de vida e de trabalho dos servidores.
 
“Além de poder trazer sérias complicações, a popular ‘pressão alta’ também é um fator de risco para a Covid-19, podendo os pacientes que estão com o problema em descontrole desenvolver mais facilmente os quadros graves da doença”, reforça.
 
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, que juntas são responsáveis por cerca de 350 mil mortes por ano no Brasil. Representa 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e também se mostra um agravante em quadros de infarto, aneurisma arterial e até insuficiência renal.
 
A enfermeira afirma ser importante que pessoas com “pressão alta” não descuidem do tratamento mesmo durante a pandemia, mantenham as consultas periódicas ao cardiologista, monitorem a saúde cardíaca com exames e sigam algumas medidas indicadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia tais como: a lavagem constante de mãos e o distanciamento social, manter rigorosamente uma rotina saudável, alimentar-se bem, ter um sono regular, fazer exercício de maneira moderada (cuidado com as academias e esportes coletivos) e evitar cigarro e álcool.
 
  
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br