Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

 Dia 8 de agosto é celebrado o "Dia Nacional de Combate ao Colesterol". A nutricionista do Programa Bem Viver, Sônia Maria de Aguiar Pace destaca a importância da conscientização quanto ao assunto.
 
É importante que as pessoas saibam que o colesterol elevado é um dos principais fatores para as doenças cardiovasculares e pode ser uma das causas que podem levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral (AVC); e, geralmente, não dá sinais e nem apresenta sintomas.
 
E, um dos mitos mais ultrapassados é acreditar que: o colesterol elevado é problema somente das pessoas que sofrem de obesidade. Ledo engano, pessoas magras também podem apresentar descontrole nos níveis de colesterol e serem grupo de risco para Infarto e AVC, devido a Dislipidemia Familiar, um distúrbio de causa genética.
 
O diagnóstico para o risco cardiovascular é feito pelo médico, que avalia além dos valores de colesterol e frações, a história familiar ( fatores genéticos) e todos os demais fatores de risco que podem estar associados para fechar o diagnóstico e definir a melhor conduta a ser adotada.
 
Por isso, é essencial realizar os exames periódicos e acompanhamento médico, além de adotar hábitos saudáveis de vida: alimentação natural, balanceada e adequada, rica em fibras, verduras, legumes, frutas e moderada em bons carboidratos e reduzida em gorduras saturadas e açúcares simples; bem como a prática regular de atividade física.
 
Sônia Maria de Aguiar Pace - Nutricionista do Programa Bem Viver do TJMT
 
Confira AQUI folder informativo sobre o assunto.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br