Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

HEPATITES VIRAIS

 O Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) faz um importante alerta a servidores (as), colaboradores (as) e magistrados: todos devem ficar atentos às hepatites virais, detectáveis por meio de exames. De acordo com a enfermeira do Bem Viver, Alessandra Medina, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
 
“Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, comenta. “No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C”, revela.
 
Hepatite A tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha e o contágio se dá fecal-oral. A prevenção é Vacina contra Hepatite A, lavagem das mãos frequente, utilizar água tratada, cozinhar bem os alimentos.
 
O segundo tipo com maior incidência é a Hepatite B, e o contágio atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A prevenção ocorre por meio de vacina contra Hepatite B, uso do preservativo em todas as relações, não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.
 
“Já a Hepatite C é considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina e o contágio ocorre com através do contato com sangue”, alerta. “Para se prevenção não se deve compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue, tais como seringas, agulhas, alicates, escova de dente; usar preservativo nas relações sexuais, não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas”, informa.
 
A enfermeira ressalta que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.
 
O telefone para mais informações é o 3617-3816.
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br