Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

 Dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. A data reforça a conscientização a respeito dos problemas cardiovasculares e a importância de hábitos saudáveis que, na verdade, devem ser observados durante o ano todo. Em 2021 o slogan da campanha nacional é “Use seu coração para se conectar com a sua saúde”.
 
O médico do Ambulatório do TJ, Thadeu José Figueiredo Latorraca Filho ressalta que o Dia Mundial do Coração é uma forma de chamar atenção para a sociedade se cuidar e prevenir as doenças desse órgão vital, que é o coração.
 
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, 46 mortes por hora e uma morte a cada 1,5 minuto. Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Esse número corresponde a 30% de todas as mortes no país, índice que pode estar sendo agravado pela pandemia da Covid-19.
 
De acordo com o médico do TJ, a prevenção e o tratamento adequado podem reverter algumas situações.
 
Fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, colesterol alto, sedentarismo, doenças de tireóide e histórico familiar.
 
Alerta: ganho de peso, alteração da pressão arterial, o que acarreta outros problemas de saúde. Apneia do sono, noites mal dormidas, fadiga, perda de produtividade no trabalho. “São sinais que a saúde não está bem e é um indício que a pessoa poderá desenvolver problema cardiovascular”, diz Thadeu Filho.
 
O médico destaca o cuidado com a saúde mental, já que o estresse tem relação com o desenvolvimento de doenças do coração. “Devemos cuidar da parte física, mas da emocional também. Fazer atividades de lazer, caminhar em parques, assistir filmes, ter boas relações de amizade são algumas atitudes que contribuem para a nossa saúde emocional.”
 
Hábitos que ajudam a cuidar da saúde do coração:
1- Praticar atividade física: o sedentarismo aumenta em 54% do risco de morte por infarto e ainda contribui para o aumento do peso.
2- Não fumar: as substâncias químicas presentes no tabaco provocam o estreitamento das artérias, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.
3- Não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, já que o etanol danifica as células musculares do coração e ainda está associado ao desenvolvimento de arritmias.
4- Evitar o estresse excessivo: é tido como a causa de cerca de 15% dos casos de infarto, por provocar o fechamento de uma artéria coronária. 
5- Controlar a pressão arterial: monitorar constantemente a pressão e seguir as orientações do seu médico.
6- Manter o peso ideal e a circunferência abdominal, que não deve passar de 102 cm para os homens e 88 cm para as mulheres.
7- Adotar uma alimentação saudável, baseada em verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais, reduzindo a ingestão de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal, adotando uma dieta cardioprotetora.
 
“É preciso que haja uma rotina de atividade física constante e alimentação balanceada, daí a importância da equipe multidisciplinar, como um nutricionista, para fazer avaliação e orientar o paciente para a alimentação adequada.”
 
A nutricionista do TJ, Sônia de Aguiar Pace reforça a importância da boa alimentação, aliada a exercícios físicos, para prevenir doenças cardiovasculares.
 
Ela disponibiliza dois materiais para magistrados, magistradas, servidores e servidoras:
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br