Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Programa Bem Viver disponibiliza material com informações sobre estresse

 O Programa Bem Viver, vinculado à Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), chama atenção para a rotina e hábitos que podem levar ao estresse. É importante ficar atento aos sinais que o corpo dá para identificar as causas. O folder “Ansiedade, estresse e o processo de adoecimento”, elaborado pelas profissionais de Psicologia do Bem Viver traz mais informações sobre o assunto (clique AQUI).
 
 
“É uma exaustão física ou emocional, geralmente causada em razão de algum sofrimento, doença, cansaço, pressão, trauma, sendo definido pela incapacidade, muitas vezes, de reação diante de algum sofrimento ou dificuldade”, explica a psicóloga do TJ, Giselle Castilho Teixeira.
 
Essas questões apontadas, segundo a profissional, podem causa estresse emocional, que é quando a pessoa se cobra demais ou coloca muitas expectativas sobre si mesmo, podendo resultar em frustações, insatisfação com a vida e cansaço mental.
 
“Nosso objetivo é mostrar ao servidor a importância de ter consciência sobre seu corpo e das suas mudanças, a relação no dia a dia consigo mesmo, com trabalho e com a família para poder enxergar essas mudanças para buscar ajuda”, afirma Giselle.
 
Muitas vezes o estresse causa doenças físicas e também emocionais, daí a importância que a psicóloga ressalta sobre se conhecer física e mentalmente para que a pessoa possa se cuidar, procurar ajuda de profissional, antes de se tornar uma doença.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br