Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

SEGUIR EM FRENTE - Realizado primeiro encontro na última segunda-feira

Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso com aposentadoria prevista para até 2015 participaram da abertura do "Projeto Seguir em Frente", lançado nesta segunda-feira (12 de agosto) pelo Programa Bem Viver, destinado a qualidade de vida dos funcionários ativos e inativos. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aponta que em todo Estado existem 186 servidores que podem entrar com pedido de aposentadoria nos próximos 2 anos e o projeto vem para esclarecer pontos importantes do benefício e tirar dúvidas.
 
A iniciativa conta com três etapas e a primeira foi realizada hoje com a palestra “Aposentadoria e vida financeira - aspectos legais, processo de aposentadoria e situação funcional”. A atividade foi ministrada na Escola dos Servidores pelo advogado e servidor da Secretaria de Estado de Administração, Bruno Sá Martins, e pela auditora de Controle Interno do TJMT, Ceila Mônica de Moura.
 
Coordenadora do Bem Viver, Anna Preuss, orienta que o projeto além de auxiliar os servidores, atende o Indicador 36  Projeto 2.5, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a criação e implementação de políticas de preparação a aposentadorias de servidores e magistrados. Orienta que o foco são as pessoas que estão perto de adquirir o benefício, porém não impede que outros servidores participem para ficar cientes dos direitos que possuem.
 
Anna Preuss reforça que a aposentadoria dos servidores públicos é diferente para funcionários que seguem o regime celetista. Como existem servidores do interior perto de aposentar, as palestras são gravadas e serão disponibilizadas como vídeo – aula. As dúvidas que permanecerem podem ser ainda esclarecidas na Coordenadoria de Recursos Humanos.
 
A palestrante Ceila Monica teve a missão de mostrar aos colegas os trâmites possíveis e as regras existentes para entrar com o pedido de aposentadoria, lembrando que a escolha representa impacto na vida patrimonial. Daí a importância de ficar atento no momento de fazer o requerimento. “Hoje, temos duas regras muito boas para garantir os direitos dos servidores que ingressaram no Poder Judiciário até 2003 e queremos conscientizar a todos desse cuidado”.
 
Responsável pelo atendimento do Ambulatório do TJMT, Lourdes Ribeiro Magalhães, esteve presente na palestra. Ela relata que há 30 anos serve o Poder Judiciário e chegou o momento de aposentar para dar início aos planos pessoais. “As palestras são muito importantes porque nos orientam sobre como podemos aproveitar melhor este momento e garantir os benefícios mais favoráveis para nós. Quando estiver aposentada pretendo realizar projetos sociais com crianças carentes ou ir para o Rio de Janeiro ficar com minha única filha”.
 
Próximas etapas - “Aposentadoria saudável” é o tema da segunda parte do projeto que deve ocorrer em 16 de setembro, com a realização de palestras ministradas por um nutricionista e médico geriatra. Em 16 de outubro será realizada a última parte que vai discutir “Empreendedorismo e descoberta de novas profissões”. A ideia do projeto é dar um norte às pessoas que dedicaram a vida toda ao serviço público.
 
Raquel Ferreira
Coordenadoria de Comunicação do TJMT