Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

ARRITMIAS CARDÍACAS

Seu coração acelera ou dá uma desacelerada de vez em quando? Procure um cardiologista
 
 
Imagine que você está em uma festa e, de repente, sente que seu coração deu uma acelerada e, logo em seguida, voltou ao normal. Às vezes, esse sintoma pode ser tão rápido que você chega a se perguntar se realmente aconteceu ou foi uma impressão. Pelo sim ou pelo não, o melhor é procurar um médico cardiologista.
 
Essas alterações na cadência dos batimentos cardíacos são chamadas arritmias cardíacas e podem ser sentidas de várias formas. Além da aceleração (taquicardia), outro sintoma podem ser a desaceleração (bradicardia) ou o descompasso (quando o coração pulsa com irregularidade). Seja qual for o simtona, é importante saber que o descaso com a saúde desse órgão nobre é perigoso e pode levar à morte.
 
O médico Herbert Monteiro da Silva, que atende no Ambulatório Médico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, explica que é necessária avaliação detalhada, feita por médico especialista, para avaliar qual o melhor tratamento. Ele explica ainda que quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração ou ainda a morte súbita.
 
Nesse dia 12 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita e, para ajudar você a entender o que é mito ou verdade sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) separou alguns mitos e verdades. Leia abaixo:
 
1) A morte súbita acontece apenas em atletas/esportistas.
MITO! Qualquer pessoa está sujeita à morte súbita, inclusive atletas. A doença acomete indivíduos independentemente da faixa etária, sexo ou condição socioeconômica. Geralmente, as vítimas de morte súbita se encontram em sua idade mais produtiva. A maior porcentagem de ocorrência está no grupo de pessoas que possuem doenças cardíacas, entre os que já sofreram parada cardíaca e naqueles que têm histórico familiar (pais, avós, tios, irmãos, etc).
 
2) A morte súbita pode ser evitada.
VERDADE! A morte súbita não é inevitável, sendo reversível em muitas vítimas, se tratada rapidamente com um choque elétrico aplicado no peito. Poucas tentativas de ressuscitação são bem-sucedidas após 10 minutos e, a partir de três minutos, o cérebro já começa a sofrer danos. Por isso, o socorro e o atendimento devem ser rápidos.
 
3) As arritmias cardíacas podem ser sintomáticas e assintomáticas.
VERDADE! Os sintomas mais comuns de uma arritmia cardíaca são palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito. Mas, algumas arritmias cardíacas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos acima. Nesses casos, podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita, instantânea, inesperada, repentina e não acidental.
 
4) Na maioria das vezes a Morte Súbita Cardíaca é de origem cardíaca?
VERDADE! Com incidência maior no sexo masculino, em 80% dos casos a morte súbita está relacionada às doenças coronarianas, sendo que em 90% dos casos a morte súbita é provocada por uma arritmia cardíaca.
 
5) Somente indivíduos idosos têm arritmias cardíacas e podem sofrer morte súbita.
MITO! A maioria das vítimas de morte súbita se encontra em sua idade mais produtiva. Esses males podem ocorrer em qualquer faixa etária, mesmo em recém-nascidos. A maior porcentagem de ocorrência está em pessoas que possuem doenças cardíacas ou já sofreram parada cardíaca, bem como naqueles que têm histórico de doenças na família (pais, irmãos etc).
 
6) Fumo e bebo em excesso, mas posso compensar estes maus hábitos com a prática de exercícios físicos.
MITO! O correto é mudar os hábitos alimentares e baixar o colesterol ruim (LDL) para então começar a praticar uma atividade física. A recomendação médica é que ninguém inicie um programa de exercícios físicos sem pelo menos fazer um eletrocardiograma, embora ideal seja um teste ergométrico. Também não se deve iniciar o programa antes de parar de fumar, de beber em excesso ou de emagrecer.
 
 
7) Tenho arritmia cardíaca, portanto não posso praticar atividades físicas.
MITO! Atualmente são tão modernos os recursos da medicina que, mesmo tendo um problema cardíaco, o paciente poderá se exercitar. No entanto, apenas o médico será capaz de definir o tipo de exercício a ser realizado.
 
8) Meu médico diagnosticou que tenho uma arritmia cardíaca, portanto sofrerei de morte súbita.
MITO! As arritmias podem surgir em indivíduos aparentemente normais e não estar relacionadas ao aumento do risco de morte, sendo consideradas de caráter benigno. Nesses casos, o diagnóstico e o tratamento adequados poderão levar ao controle ou cura do problema.
 
9) Hipertensão é fator de risco para uma arritmia cardíaca.
VERDADE! A Hipertensão é fator de risco para diversas doenças cardiovasculares, entre elas a fibrilação atrial, um tipo muito comum de arritmia cardíaca, cuja consequência maior é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.
 
10) Distúrbios do sono podem desencadear arritmias cardíacas.
VERDADE! Distúrbios do sono podem sinalizar doenças cardíacas! O ronco e a apneia obstrutiva do sono ocorrem quando se tem várias paradas respiratórias enquanto dormimos. Pode desencadear arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
 
SAIBA MAIS: CLIQUE AQUI.
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br